domenica 30 giugno 2024

Projetos Turísticos na zona Comporta-Melides e suspensão PDM CMG

Portugal é um dos destinos turísticos mais populares da Europa. Nos últimos anos, o país atraiu muitos investidores imobiliários, tanto nacionais como estrangeiros, que aproveitaram os preços competitivos, os benefícios fiscais e a qualidade de vida.








O município de Grândola, situado na região do Alentejo, é uma das áreas extra-urbanas mais cobiçadas pelo mercado turístico e imobiliário. 

Aqui se encontram as renomadas localidades de Comporta e Melides, que oferecem praias intocadas, reservas naturais, campos de golfe, restaurantes de luxo e alojamentos exclusivos. 

Estas localidades registraram um forte crescimento turístico e imobiliário nos últimos dez anos, tornando-se o refúgio de muitos VIPs, como Madonna, Christian Louboutin, Philippe Starck e outros que aqui plantaram as suas raízes e muito cobiçadas por uma clientela de alto nível, que procura escapar do caos das grandes cidades e desfrutar de uma paisagem intocada com serviços de alto nível.


Em 2010, quando decidi comprar um terreno a meio caminho entre Comporta, a norte, e Melides, a sul,

existia apenas um hotel de 4 quartos na zona, Casas na Areia. Da autoria de Aires Mateus, este pequeno projecto representou Portugal numa Bienal de Arquitectura de Veneza.

De resto, existiam apenas alguns bares de pescadores e agricultores e algumas tabernas típicas e modestas onde se podia comer o excelente peixe local.

Hoje, a zona entre Comporta e Melides, no município de Grândola, conta com uma longa lista de restaurantes, bares, clubes de praia e atividades recreativas 



















e uma infinidade de projetos turísticos, já operacionais ou em curso de obras, dos quais 27 são de grande e muito grande dimensão e representam um investimento total de 4 mil milhões de euros, excluindo a importante quantidade de projectos de pequena e média dimensão.

A área em questão totaliza cerca de 3.300 hectares, e serão construídos e colocados no mercado principalmente imóveis de alto e muito alto padrão de qualidade.

Abaixo segue a lista completa.



Neste contexto imobiliário muito dinâmico, tenho o meu imóvel para venda.
Trata-se de um terreno com 8,2 hectares, 


uma casa de 124 m2, 








um apoio agrícola de 60 m2, 




e possibilidade de construção de mais 376 m2 para uso residencial, totalizando no máximo 500 m2.

Asking Price 1.750.000€ não negociável, abaixo dos valores médios do mercado.

Na tabela abaixo a avaliação do meu imóvel.


Uma análise aprofundada do mercado imobiliário no concelho de Grândola, e de como o meu imóvel se relaciona com o mesmo, está disponível no seguinte link:


O meu imóvel mantém-se disponível no mercado até ao final de outubro de 2024, altura em que será retirado.
Isto porque se aproxima o fim da suspensão do PDM (Plano Diretor Municipal), no final deste ano. Nessa data será retomada a análise e concessão de licenças de construção de estabelecimentos turísticos, cujos projetos foram apresentados à CM de Grândola, até 3 de junho de 2022, 87 projetos que aguardam licenciamento.


Apenas estes projetos serão considerados, por ordem cronológica de entrada, para receber a licença até ao esgotamento das restantes camas turísticas disponíveis que são 4203. 
Entretanto, a partir de informação directa e também conforme noticiado pela revista Expresso, o CM de Grândola está a negociar a aquisição de camas turísticas dos concelhos vizinhos de Alcácer do Sal e Santiago do Cacem, para cobrir todos os pedidos de licença que tinham adquirido alguns direitos.


Caso venha a obter a licença para o meu projecto de Hotel Rural, com possibilidade de construção até 4.913 m2, o novo preço de venda será de 2.975.000€.

Na tabela abaixo a avaliação do meu imóvel com licença de projecto turístico.


Nessun commento:

Posta un commento

Tourist Developments in the Comporta-Melides Greater Area

Here is the podcast below: https://notebooklm.google.com/notebook/a919a05e-284d-403e-be18-d3ebf8b4adf1/audio https://notebooklm.google.com/n...